quarta-feira, 19 de julho de 2017

Fortaleza: Novo embarque confunde passageiros

Projeto-piloto de embarque pela frente abrange frota de 57 veículos MARIANA PARENTE/ESPECIAL PARA O POVO
Projeto-piloto de embarque pela frente abrange frota de 57 veículos MARIANA PARENTE/ESPECIAL PARA O POVO
O primeiro dia de operação das 18 linhas de ônibus que passaram a ter embarque pela frente em Fortaleza deixou passageiros confusos e dividiu opiniões. Durante a circulação das linhas, muitas pessoas tentaram embarcar pela porta de trás até serem avisadas. Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a mudança é um projeto-piloto que começa com a alteração em 57 veículos. Fortaleza é a única Capital brasileira a manter a catraca na parte traseira dos coletivos.
“Primeiro eu achei que não ia pagar passagem, depois vi que a catraca tinha mudado de lugar”, comentou a dona de casa Maria Francisca Sousa, 64. Ela afirmou que durante todo o trajeto da linha 825 - Cidade dos Funcionários/Papicu/Jardim das Oliveiras muitas pessoas permaneciam na tentativa de embarcar pela porta traseira. “Achei que a mudança foi boa, mas foi engraçado ver todo mundo voltando”, sorriu.
Na tarde de ontem, O POVO esteve no Terminal do Papicu e em nenhuma das duas rotas que circulam pelo local havia aviso de mudança no embarque. A equipe de reportagem acompanhou o trajeto da linha 832 - Papicu/Cidade 2000. Na ocasião, foi possível ver vários passageiros tentando entrar pela porta traseira. “A preocupação é se vai haver cuidado no embarque de pessoas com prioridade, já que agora a porta é distante”, afirmou o servidor público Igor Lauro Costa, 44, que utiliza o ônibus todos os dias.
Já Nacélio Pinheiro utiliza a linha 383 - Parque São João/Siqueira, e contou que não sentiu grandes mudanças. Ele disse que passageiros estavam sendo avisados. “Tinha informativo no terminal e uma técnica circulando no ônibus”, disse. Ele relembrou que a frota de Fortaleza já contou com embarque dianteiro.
De acordo com Antônio Ferreira, vice-presidente da Etufor, a avaliação do primeiro dia foi positiva. “Do ponto de vista técnico, o embarque pela frente é bem melhor, o eixo dianteiro possui somente um rodado simples, com um pneu, e o traseiro um rodado duplo, com dois pneus”.
Isso, segundo ele, traz mais resistência e suporta mais pessoas. Outro motivo é a padronização com o transporte de outros locais do Brasil.
Sobre as críticas dos possíveis problemas de desembarque, ele afirmou que não haverá dificuldade e que o retrovisor direito dá bastante visibilidade ao motorista. Ele explica que o embarque voltou a ser pela porta traseira em 1992. “Mudou por decisão política, com a criação dos terminais”, explica. O representante da Etufor não estipulou prazo para a mudança em outras linhas na Cidade. (Eduarda Talicy)
Fonte: O Povo

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