sábado, 8 de julho de 2017

Ônibus elétricos da BYD com carrocerias Caio e Marcopolo deverão entrar em circulação no próximo mês

Chassi de ônibus elétrico da BYD em fabricação na planta de Campinas no interior de São Paulo
Segundo diretor de marketing da empresa chinesa instalada em Campinas, Adalberto Maluf, hoje custos de ônibus elétricos estão mais próximos dos veículos similares a diesel
ADAMO BAZANI
Os primeiros ônibus 100% elétricos com baterias fabricados pela empresa chinesa BYD, na planta de Campinas, no interior de São Paulo, com carrocerias nacionais Caio e Marcopolo, devem estar em circulação já no mês de agosto. O mesmo deve acontecer com as operações comerciais do mini -ônibus Volare elétrico, cujo protótipo já foi apresentado.
Quem garante é o diretor de marketing, novos negócios e sustentabilidade da BYD, Adalberto Maluf, em entrevista ao Canal Mova-se e ao Diário do Transporte, durante o 21ª Congresso Brasileiro de Transporte e Mobilidade da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos, realizado em São Paulo.
“Hoje com a produção local, com a linha Finame, já estamos com uma perspectiva de vender os chassis e as carrocerias com preço muito competitivo em relação ao diesel. No papel, hoje o nosso ônibus elétrico está custando cerca de 10% a mais que o ônibus diesel, mas só que a diferença da taxa de juros deixa o custo mensal deste ônibus menor ou igual, depende do contexto de operação. Já a bateria, a gente está fazendo um aluguel, ou um leasing operacional, que é pago com a economia do combustível. A partir de agosto, a gente entrega os ônibus com as primeiras carrocerias Volare, Caio e Marcopolo, já fabricados no Brasil. A gente acredita que o custo operacional no papel já está se mostrando mais vantajoso, mas a gente tem que ter as primeiras operações para validar todos esses números – disse Adalberto Maluf
O executivo também acredita que com as primeiras frotas de ônibus elétricos com baterias já em operação, mais empresários e gestores públicos devem se interessar pelos modelos.
“Neste segundo semestre, a gente vai entregar as primeiras frotas pelo Brasil e, com estes ônibus rodando, depois de alguns meses tenho certeza que haverá outros operadores também se interessando e se sentindo mais confiantes”
Entre as cidades que devem ter ônibus da BYD em circulação estão a capital paulista, Campinas e Belém.
No dia 6 de abril, a empresa inaugurou oficialmente sua fábrica de chassis de ônibus em Campinas, no interior paulista. O evento teve cobertura do Diário do Transporte
A unidade tem capacidade de produzir 720 chassis por ano, com três turnos de operação. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2017/04/07/fabrica-de-onibus-eletricos-da-byd-campinas-ja-nasce-com-encomendas-diz-empresa/
Adalberto Maluf falou que o preço das baterias, que representava os maiores custos de aquisição dos ônibus, está caindo. O executivo da BYD também explicou que nos veículos, as baterias são usadas por 15 anos. Após este período, são aproveitadas em outras aplicações até a finalização da vida útil, após 30 da fabricação, quando são recicladas.
Acompanhe:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou: Paulo Bogo, Canal Mova-Se

Nenhum comentário:

Postar um comentário