terça-feira, 18 de julho de 2017

Rodoviários puxam alta da Scania no mercado de ônibus

Rodoviários Scania somaram 204 das 249 vendas de ônibus
Urbanos também tiveram crescimento, mas com volume de vendas menor
ADAMO BAZANI
A montadora de ônibus e caminhões Scania, de São Bernardo do Campo, anunciou nesta terça-feira que, na contramão do mercado, apresentou alta nos emplacamentos de veículos pesados no primeiro semestre, como já havia mostrado o Diário do Transporte em matéria sobre balanço do desempenho das vendas de automóveis da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2017/05/02/vendas-de-onibus-acumulam-queda-de-2017-de-acordo-com-a-fenabrave/
A Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores revela que somente Scania e Iveco registraram alta de emplacamentos nos segmentos de ônibus. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2017/07/06/producao-de-chassi-de-onibus-cresce-79-mas-licenciamentos-registram-queda-de-136-no-primeiro-semestre/
A Scania informa que registrou elevação tanto nas vendas de ônibus rodoviários como de urbanos no segmento acima de 8 toneladas.
O crescimento de 84% foi puxado pelo segmento de rodoviários que, em volume, representou a maioria dos veículos vendidos, como 204 chassis 249 comercializados pela marca, como diz a empresa em nota:
“A Scania fechou o acumulado de janeiro a junho com 84% de acréscimo de vendas no mercado em que atua, acima de 8 toneladas. Foram negociados 249 chassis. Já em 2016, no mesmo período, o montante chegou a 135. Enquanto que o setor caiu 16,8%. Nos rodoviários, os 204 chassis (132 em 2016) renderam uma alta de 54,5% e a vice-liderança da categoria. O mercado regrediu 17,4%. A participação da marca subiu de 16,2% para 30,3% (maior aumento dentre os concorrentes). Nos urbanos, a Scania também registrou aumento de vendas e de participação de mercado. Neste primeiro semestre, já foram vendidos 45 chassis.”
Na mesma nota, o diretor-geral da Scania no Brasil, Roberto Barral, diz que a empresa, que completou 60 anos no país neste mês, investiu em produtos e atendimento.
“Num momento de forte queda do mercado, continuamos crescendo. Faz a diferença a estratégia de foco no varejo, regionalizar o trabalho da equipe e conquistar novos clientes. O segredo da marca é oferecer os produtos com o menor custo por quilômetro rodado e de maior economia de combustível … Especificadamente, nos caminhões os grandes frotistas estão, aos poucos, voltando a comprar e temos uma posição fortalecida entre eles. Nos ônibus, estamos nos destacando no segmento de chassis rodoviários… Estamos colhendo ótimos frutos em todo o país nos dois segmentos de ônibus, tanto nos rodoviários quanto nos urbanos. A confiabilidade e a economia dos nossos produtos vêm fazendo a diferença”
No ranking geral de marcas de ônibus, considerando todas as categorias e segmentos, a Scania figura na 5º posição, segundo o ranking da Anfavea:
1º) Mercedes-Benz: 2.268  ônibus licenciados no primeiro semestre, queda de 27 % em relação a janeiro – junho do ano passado.
2º) MAN (Volkswagen Caminhões e Ônibus): 896 ônibus licenciados no primeiro semestre, queda de 2,87 % em relação a janeiro – junho do ano passado.
3º) Iveco: 677 ônibus licenciados no primeiro semestre, alta de 163,4% em relação a janeiro – junho do ano passado.
4º) Agrale (contanto minionibus Volare, vendidos já montados):557 ônibus licenciados no primeiro semestre, queda de  39,3% em relação a janeiro – junho do ano passado.
5º) Scania: 249 ônibus licenciados no primeiro semestre, alta de 84,4% em relação a janeiro – junho do ano passado.
6º) Volvo: 166 ônibus licenciados no primeiro semestre, queda de 50% em relação a janeiro – junho do ano passado.
Somando ônibus e caminhões, no semestre, a Scania diz que vendeu 2.524 unidades.
No segmento de caminhões pesados, segundo a empresa, caminhão R 440 se manteve na liderança, com 1043 unidades.
O ranking da Fenabrave, dos 10 veículos pesados mais emplacados, além do líder R 440 (13,7% de participação), ainda conta com mais três Scania: P 310 ( 290 unidades), G 440 (280), e R 480 (215). A marca permanece como única a ter quatro caminhões entre os 10 mais desejados.
De janeiro a junho, a Scania vendeu 2.275 unidades na faixa em que atua, acima de 16 toneladas, que abrange os caminhões semipesados e pesados. Um crescimento de 9,6% em comparação ao mesmo período de 2016 (2.076 unidades), num mercado que caiu 13,4%. A participação subiu de 13,7% para 17,4% (a maior crescente dentre os concorrentes). No segmento dos pesados, a marca vendeu 1.909 unidades. Alta de 8,2% em relação aos 1.764 modelos comercializados de janeiro a junho do ano passado. Enquanto que o mercado caiu 4,2%. A participação passou de 22,3% para 25,2% (maior evolução entre os competidores). Nos semipesados, as 366 unidades propiciaram um acréscimo de 17,3%, no comparativo com os 312 veículos de 2016, e foram na contramão da queda de 23,4% da categoria. A participação foi ampliada de 4,3% para 6,6%. – explica nota da empresa.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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